segunda-feira, 9 de março de 2009

Teatro Sete de Abril - Pelotas/RS

Mandado edificar por uma sociedade dramática particular (Sociedade Scênica), desejando que maior número de famílias pudessem apreciar seus trabalhos e encontrassem uma agradável distração. Projetado pelo engenheiro alemão Eduardo Kretschman e executado por José Vieira Vianna, foi inaugurado no dia 02 de dezembro de 1833.
Em âmbito nacional, seu nome pode ser interpretado como homenagem ao dia em que D. Pedro I abdicou do seu trono em favor de seu filho. Como homenagem local, a referência pode ser à data de instalação da vila.
Por algum tempo , na Revolução Farroupilha, o Teatro foi requisitado para uso dos militares de Bento Gonçalves (1844). O Sete de Abril recebeu três visitas Imperiais: em 1846, o Imperador e a Imperatriz foram aclamados e a corte ceiou no salão do teatro durante o intervalo do primeiro e segundo atos, em 1865 o Imperador e a Princesa, foram aplaudidos e, em 1885, o Conde D'Eu e a Princesa Isabel compareceram a vários espetáculos.
As características atuais em linhas " art decò " são resultado de uma total remodelação ocorrida no ano de 1916, o que determinou uma nova fachada, elaborada pelo arquiteto José Torrieri.
Foi a primeira casa de espetáculos a abrir suas portas às artes cênicas na província de São Pedro do Rio Grande do Sul e a quarta no Brasil. "Motivo de orgulho para os pelotenses é saber que companhias líricas, dramáticas, cômicas, de operetas e de zarzuelas, chegadas a esta província, pelo porto de Rio Grande, apresentavam-se aqui sempre em primeira mão, excursionando a Porto Alegre e, depois, ao interior, e que na volta costumavam reapresentar-se no famoso Teatro Sete Abril, da cidade de Pelotas", segundo Mário Osório Magalhães.
Foi tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1972 e passou ao Município em 1978. Recebeu restauração em 1997, através de parceria Governo do Estado, Prefeitura e Arroz Extremo Sul. Em 1998, foi assinado um termo objetivando a restauração completa do Teatro. Hoje, o Teatro Sete de Abril é o mais antigo teatro brasileiro em funcionamento.

Fonte: http://www.pelotas.com.br/cidade_atracoes/pelotas_atracoes_sete.htm

************************************************************************************
Tive a oportunidade de conhecer o Teatro ao assistir uma peça encenada no local.
Realmente um patrimônio valioso da cidade. Apenas me chamou a atenção o fato de merecer maior serviços de conservação dos assentos e pisos evitando as sujidades e mofos.
Fiquei encantada com o espaço da plateia nos balcões e o favorecimento cênico do teatro.

Nenhum comentário:

 


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.