quinta-feira, 5 de março de 2009

Notícia: teatro para discutir patrimônio

Uma cidade é constituída não apenas de prédios e construções, mas de pessoas e patrimônios, que representam a história cultural de um local. Valorizar e conservar o patrimônio cultural é uma missão que cabe tanto ao governo quando ao povo que reside e convive com este cenário. A partir desta ideia, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com o Governo do Estado, Instituto de Ciências da Arte (vinculado à Universidade Federal do Pará) e Associação Fotoativa investiram no projeto “Muito prazer, Seu patrimônio”, que traz a linguagem do teatro para mostrar a importância do patrimônio histórico de Belém.

Imagine a cena atípica de passar em frente à Igreja de Santana, no bairro da Campina, e encontrar um fotógrafo “lambe-lambe” esforçando-se para conseguir o melhor ângulo com seu material rústico. Em outro ponto da cidade, no Ver-o-Peso, um jornaleiro distribui exemplares da “Folha do Patrimônio”, enquanto uma ambulante anda com um sobretudo carregado de azulejos antigos na Praça da República. As quatro performances artísticas do projeto estão relacionadas às intervenções no patrimônio arquitetônico da cidade que têm participação do Iphan.

O desempenho do fotógrafo “lambe-lambe” (que usa uma caixa de madeira para fazer fotografias artesanais) chama a atenção para a restauração da Igreja de Santana, realizada pelo órgão desde 2002. Enquanto isso, a atuação do jornaleiro que percorre o Ver-o-Peso fala sobre a restauração do Mercado de Carne Francisco Bolonha, realizada pela prefeitura com recursos do Ministério da Cultura. A confusão que a ambulante vai aprontar na Praça da República aborda o inventário de azulejaria que o Iphan está realizando em Belém.

Já o espetáculo “Seu Patrimônio é Nupérrimo” festejará a restauração feita pelo Iphan na fachada da sede da Associação Fotoativa, no Largo das Mercês. As atividades começam sábado, dia 7, e se estendem até o dia 22. O ator Alberto Silva Neto é um dos coordenadores do projeto e fala sobre a performance diferenciada dos atores neste trabalho. “O teatro, enquanto linguagem, possui um grande potencial lúdico. Isso facilita muito mais o diálogo com o público. Nós não vamos encenar peças na rua, mas sim usar essa representação do teatro nas figuras imaginadas pelos vários personagens. O fotógrafo, o jornaleiro e demais personagens vão interagir com o público no sentido de informá-los”, diz Alberto, que vê na iniciativa uma ferramenta eficaz para chamar a atenção das pessoas e criar um diálogo mais próximo com a população sobre a questão do patrimônio histórico.

Para o Iphan, a iniciativa é uma maneira de mostrar ao público um sentido mais atual de patrimônio. “Queremos dar ao público esse novo conceito de patrimônio, ligado ao sentido antropológico, mostrando que o patrimônio histórico também é formado pelos grupos sociais que contribuíram culturalmente para aquele espaço. Queremos chegar até as pessoas que frequentam os bairros do entorno histórico de Belém para conversar e perceber como estes cidadãos vêem lugares como a Igreja de Santana e tantos outros. Esse será o ponto de partida para a conscientização do público em relação ao seu patrimônio”, diz Dorotéa Lima, superintendente regional do Iphan Pará e Amapá. Dorotéa também informa que o projeto será registrado e terá como resultado um vídeo de todas as atividades para posterior exibição ao público.

IMATERIAL - Embora estejam ligadas a prédios históricos, as atividades do projeto pretendem ir além, e valorizar a dimensão imaterial do patrimônio. Por isso, o fotógrafo vai coletar fotografias antigas dos moradores e trabalhadores da Campina para abordar o conceito de patrimônio coletivo. O jornaleiro vai falar sobre o Inventário de Referências Culturais do Ver-o-Peso, que é realizado pela Associação Ver-as-Ervas, com patrocínio da Petrobras. No caso da performance da ambulante na praça, o tema do patrimônio imaterial também estará presente. E o espetáculo teatral “Seu Patrimônio é Nupérrimo”, que será apresentado em espaços diversos, conta a história de um prédio antigo que acorda e descobre que três azulejos históricos de sua fachada foram roubados. A partir daí, ele contará com a ajuda de um prédio vizinho moderno, a personagem Nupérrima, para descobrir quem é o ladrão. O espetáculo, na verdade, discute todas as ações do projeto.

Serviço: O espetáculo “Seu Patrimônio é Nupérrimo” entra em cartaz neste sábado, dia 7, às 19h, na sede da Associação Fotoativa, no Largo das Mercês. No dia 15, será deslocado para o Anfiteatro São Pedro Nolasco, às 17h30, na Estação das Docas. As outras atividades do projeto ocorrem pela parte da manhã, na Igreja de Santana, Complexo Arquitetônico e Paisagístico do Ver-o-Peso e Feira de Artesãos da Praça da República, no período de 9 a 20 de março.

FONTE: Diário do Pará - http://www.diariodopara.com.br/noticiafull.php?idnot=32743

Nenhum comentário:

 


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.