quarta-feira, 11 de março de 2009

NOTÍCIA: São Luís recebe título de Capital da Cultura

Em solenidade especial e marcada por uma ampla programação festiva, a cidade de São Luís recebeu, nesta terça-feira (10), o título “Capital Brasileira da Cultura-2009”.
A cidade dos azulejos e dos casarões, berço de renomados escritores, ícones da literatura brasileira, venceu a disputa pelo título concorrendo com as cidades de Montenegro (RS), Mariana (MG), Areia (PB) e Senador Pompeu (CE). Ao receber a comenda, São Luís se torna a primeira capital de estado a receber o título, já concedido às cidades de Olinda (PE), São João Del Rey (MG) e Caxias do Sul (RS).
“É um orgulho imenso para os ludovicenses receber tão importante honraria. Além de representar um ganho significativo em termos de incremento à nossa cultura e ao turismo local, é também um estímulo positivo à auto-estima de seus moradores”, disse o prefeito João Castelo, acrescentando ainda que o título ‘Capital Brasileira da Cultura’ concedido a São Luís é o pontapé inicial de mobilização social para as comemorações dos 400 anos da capital.
A candidatura da capital maranhense ao título foi fomentada e impulsionada pelo São Luís Convention & Visitors Bureau, em parceria com a Prefeitura. Do ponto de vista turístico e cultural, a honraria é considerada de um valor inestimável, principalmente no que concerne ao reconhecimento, à valorização e à conservação do patrimônio histórico, artístico, cultural e ambiental da cidade.
Segundo o secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão, além de proporcionar a entrada definitiva da capital maranhense no roteiro turístico qualificado e especializado nacional e internacional, a honraria concedida a São Luís vai referendar, ainda mais, o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, e trazer outros benefícios como o aumento do fluxo turístico e a atração de investimentos, impulsionados pela visibilidade nacional e internacional que o título traz, e pela divulgação das possibilidades econômicas que a cidade oferece.

Critérios - São Luís foi escolhida “Capital Brasileira da Cultura-2009” por um júri constituído por representantes dos ministérios da Cultura e do Turismo e do Bureau Internacional de Capitais Culturais.
Entre os critérios que credenciaram São Luís a receber a honraria estão o patrimônio arquitetônico colonial e a herança cultural, fortemente representada pela diversidade de suas manifestações, muitas delas já reconhecidas como patrimônio nacional imaterial, caso do tambor de crioula.
FONTE: http://www.saoluis.ma.gov.br/

Nenhum comentário:

 


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.