segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

NOTÍCIA: Centro Histórico de Ouro Preto recebe calçadão para ordenar tráfego de pedestres e veículos

Até o fim do ano, ficam prontas as obras no piso da Praça Tiradentes, no Centro de Ouro Preto, a 95 quilômetros de Belo Horizonte, para ordenar o trânsito, organizar o estacionamento de veículos e garantir segurança para pedestres e acervo cultural. Fruto do termo de ajustamento de conduta (TAC) firmado entre a prefeitura local e o Ministério Público Estadual (MPE), o projeto cria um calçadão, entre a Escola de Minas e o Museu da Inconfidência, com a elevação, em 15cm, de parte da base de paralelepípedos.


Concluída, passagem ligará a Escola de Minas ao Museu da Inconfidência Aprovada pelo Programa Monumenta/Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e execução da prefeitura, a passarela central, contornada por meios-fios, terá 80 metros de comprimento e 4 metros de largura (em média), dividida em duas partes – uma de 35 metros e outra de 40, com pequenas ilhas para direcionar o tráfego. Nas laterais, informa o secretário municipal de Patrimônio e Desenvolvimento Urbano, Gabriel Gobbi, haverá rampas para acesso de portadores de necessidades especiais. Outra inovação está na instalação de bancos e lixeiras. “O objetivo é humanizar a praça, limpar o espaço e permitir a circulação das pessoas, sem criar mudanças na paisagem”, diz Gobbi. Embora mantendo o mesmo número de vagas diante da Escola de Minas, as intervenções acabam com o estacionamento em frente ao Museu da Inconfidência, deixando as laterais da Praça Tiradentes para táxis e embarque e desembarque de vans e microônibus.

Desde o início de junho, Ouro Preto cumpre as determinações do TAC firmado, em abril, entre a Coordenadoria das Promotorias de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico/MPE e a prefeitura local. O pacote de mudanças está em sintonia com a série de medidas sugeridas, há cinco anos, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), que declarou Ouro Preto patrimônio da humanidade em 1980 – em 2003, o título esteve ameaçado, contribuindo para isso, entre outras questões, a deterioração do patrimônio causada pelo trânsito. Para começar, o acordo proibiu, no Centro Histórico, a circulação do transporte pesado, como caminhões de entrega de gás, sendo regulamentado, ainda, o horário de serviço de carga e descarga em alguns pontos. Já em agosto foi a vez dos ônibus na Praça Tiradentes e adjacências, sendo permitidos apenas microônibus ou vans para o transporte de passageiros.

FONTE: http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_2/2008/12/01/em_noticia_interna,id_sessao=2&id_noticia=90283/em_noticia_interna.shtml

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