sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

EVENTO 2008: Iphan e os estados brasileiros discutem a construção do Sistema Nacional do Patrimônio Cultural

O Iphan/Ministério da Cultura e o Fórum Nacional de Dirigentes e Secretários Estaduais de Cultura estão realizando uma série de oficinas regionais em todo o Brasil para mobilizar os agentes estaduais e municipais a debaterem a construção do Sistema Nacional do Patrimônio Cultural (SNPC). O último encontro deste ano será realizado em Belo Horizonte, de 15 a 17 de dezembro no Palácio das Artes, e é direcionado a todos os estados do Sudeste.

Participarão dessas oficinas todas as Superintendências Regionais do Iphan, os órgãos estaduais e municipais de gestão do patrimônio cultural, e outros setores, como o Ministério Público e a sociedade civil organizada. Os interessados em participar podem enviar uma mensagem para o email sistema.nacional@iphan.gov.br.

Além das discussões sobre as propostas de constituição do Sistema Nacional do Patrimônio Cultural, as oficinas também apresentam a primeira sistematização do Quadro do Patrimônio Cultural, uma pesquisa realizada com todos os estados da federação sobre a política e a estrutura de gestão do patrimônio cultural. A socialização e divulgação deste diagnóstico é fundamental para pactuar as estratégias do SNPC.

Os encontros promovem ainda o levantamento de dados, experiências e dos principais desafios dos estados e municípios na área, bem como debates técnicos temáticos sobre a perspectiva de trabalho dentro do SNPC. Em cada grande região brasileira será abordado um tema específico (confira calendário abaixo). No Norte, o patrimônio arqueológico e paleontológico; no Sudeste, os sítios históricos urbanos; no Centro-Oeste, o patrimônio edificado; no Sul, o patrimônio natural e paisagístico, e finalmente no Nordeste, o patrimônio imaterial.

A construção do Sistema Nacional de Patrimônio Cultural responderá à necessidade de articulação das políticas públicas no campo do Patrimônio Cultural. O desenvolvimento de uma rede de atores que trabalham nesta área é fundamental para garantir uma atuação federativa e um alinhamento de esforços e recursos que contemplem instrumentos de coordenação, regulação e fomento.

No primeiro semestre de 2009, será promovido em Brasília o I Fórum Nacional do Patrimônio Cultural, quando será apresentada uma primeira proposta do SNPC a partir da sistematização das oficinas regionais. Todos os interessados poderão participar.

Período: 15 a 17 de dezembro
Tema: Sítios Históricos Urbanos
Local: Palácio das Artes - Belo Horizonte – MG - Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro
Contatos: (31) 3235.2801 ou (61) 3414.6280
Mais informações:Assessoria de Comunicação Iphan / Monumenta
Fones: (61) 3414- 6290 / 3414 - sistema.nacional@iphan.gov.br

Fonte: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=14216&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia

Nenhum comentário:

 


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.