Comemora-se o Dia do Patrimônio Histórico na mesma data em que nasceu Rodrigo Mello Franco de Andrade (Belo Horizonte-MG, 1898-1969). Durante as comemorações pelo centenário de seu nascimento, em 1998, o 17 de agosto foi instituído como o “Dia Nacional do Patrimônio Histórico”.
Advogado, jornalista e escritor, formou-se em direito pela Universidade do Rio de Janeiro. Redator-chefe (1924) e diretor (1926) da Revista do Brasil. Chefe de gabinete de Francisco Campos, ministro da Educação e Saúde Pública, foi o principal responsável pela indicação de Lúcio Costa para a direção da Escola Nacional de Belas Artes em dezembro de 1930. Chefiou o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN, atual IPHAN), desde a fundação do órgão em 1937, até 1968. Morreu no Rio de Janeiro, em 1969.
Também em sua homenagem, foi criado, em 1987, o "Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade". Oferecido anualmente a empresas, instituições e pessoas de todo o país, ele procura estimular e valorizar todos aqueles que compartilham os ideais do escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade.
"A educação popular é o meio mais eficaz de assegurar a defesa do patrimônio histórico e artístico nacional". Rodrigo Melo Franco de Andrade
segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
DIA NACIONAL DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO - 17 DE AGOSTO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário