segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade de Preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/IPHAN, vinculado ao Ministério da Cultura criou em 1987 o "Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade" em reconhecimento a ações de proteção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro. Foi assim denominado em homenagem ao primeiro dirigente da instituição.Oferecido anualmente a empresas, instituições e pessoas, de todo o país, o Prêmio procura estimular e valorizar todos aqueles que atuam em favor da preservação do patrimônio cultural brasileiro. Na 21ª edição, de 2008, o prêmio foi constituído de um troféu, um certificado e R$ 20 mil reais (a ser descontada a obrigação tributária para pessoa física ou pessoa jurídica). Está dividido em sete categorias: Apoio Institucional e/ou Financeiro, Divulgação, Educação Patrimonial, Pesquisa e Inventário de Acervos, Preservação de Bens Móveis e Imóveis, Proteção do Patrimônio Natural e Arqueológico e Salvaguarda de Bens de Natureza Imaterial.

Em 2008 os vencedores foram:
- Categoria Apoio Institucional e/ou Financeiro - Patrimônio indígena, história de nossa gente: resgatando a memória, as tradições e os lugares sagrados agora distantes de nós, do Instituto de Pesquisa Etno Ambiental do Xingu (IPEAX ), do Mato Grosso.
- Categoria Divulgação - Grupos de Cultura Popular - o maior patrimônio do Vale do Jequitinhonha, da Federação das Entidades Culturais e Artísticas do Vale do Jequitinhonha, de Araçuaí, Minas Gerais.
- Categoria Educação Patrimonial - Programa de Educação Patrimonial: Por Dentro da História, da Prefeitura Municipal de Contagem, de Minas Gerais.
- Categoria Pesquisa e Inventário de Acervos - Carnaúba, Pedra e Barro, na Capitania de São José do Piauí, de Olavo Pereira da Silva Filho, de Teresina, Piauí.
- Categoria Preservação de Bens Móveis e Imóveis - Conjunto Arquitetônico Museu do Pão, da Associação dos Amigos dos Moinhos do Vale do Taquari, de Ilópolis, Rio Grande do Sul.
- Categoria Proteção do Patrimônio Natural e Arqueológico - Parques Paleontológicos Integrados da Quarta Colônia/Rio Grande do Sul, de José Jerundino Machado Itaqui, de Santa Maria, Rio Grande do Sul.
- Categoria Salvaguarda de Bens de Natureza Imaterial - O Vaqueiro da Caatinga e sua Diversidade Cultural, da Fundação Padre João Câncio, de Salgueiro, Pernambuco.

FONTE: http://www.cultura.gov.br/site/2008/06/27/premio-para-a-preservacao-do-patrimonio-cultural-brasileiro/

Nenhum comentário:

 


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.