quarta-feira, 19 de novembro de 2008

NOTÍCIA: Comitê da UNESCO cria Lista do Patrimônio Cultural Imaterial

A Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade foi implementada dia 4/11/08 pela UNESCO com a inclusão de 90 obras primas de Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade proclamadas pela UNESCO em 2001, 2003 e 2005.

A Lista é composta por 26 obras do Leste da Ásia; 20 da Europa; 19 da América Latina e Caribe; 18 da África; e sete da região árabe. Nove delas são compartilhadas por dois ou mais países. Entre as obras que ingressaram na Lista incluem-se as Expressões Orais e Gráficas dos Wajãpi (foto), do Amapá, o Carnaval de Oruro (Bolívia), o Teatro Kutiyattam Sanskrit (Índia) e o Patrimônio Oral de Gelede (Benin, Nigéria e Togo).

“Estou muito satisfeito com a decisão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Intangível de incluir as 90 obras primas na Lista Representativa”, declarou durante a cerimônia o Diretor-Geral da UNESCO, Koichiro Matssura. “O Comitê, dessa forma, dá vida à Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, adotada em 2003 e implementada em 2006. Estou certo que, com o tempo, essa Lista, elaborada para dar maior visibilidade a nosso patrimônio vivo, contribuirá para a crescente conscientização de sua importância e para implantar um senso de orgulho e pertencimento às comunidades que o detêm.”

Novas obras poderão ser incluídas na Lista Representativa, durante os encontros anuais do Comitê. Ao todo, a UNESCO recebeu 111 candidaturas para inscrição na Lista oriundas de 35 países.

FONTE: http://www.brasilia.unesco.org/noticias/ultimas/comite-da-unesco-cria-lista-do-patrimonio-cultural-imaterial

Nenhum comentário:

 


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.