quarta-feira, 19 de novembro de 2008

EVENTO 2008: 1º Fórum Mineiro Agentes do Patrimônio

Minas Gerais é destaque no cenário nacional quando se trata de políticas de preservação do patrimônio. Apresenta experiências bem sucedidas na formação e no exercício de Conselhos de Patrimônio, que usam como referência metodologias preconizadas pelo IEPHA/MG.

A continuidade deste processo de criação e operação das estruturas municipais de proteção do patrimônio tem um grande efeito multiplicador, permitindo a preservação do rico acervo cultural do estado e servindo ao mesmo tempo de estímulo financeiro aos municípios. Com isso, os Conselhos Municipais passaram a ter uma grande importância em Minas Gerais como catalisadores das políticas de patrimônio dos municípios, local onde se congregam os agentes que formulam e efetivam as políticas a nível municipal.

"Mestres e Conselheiros - 1º Fórum Mineiro Agentes do Patrimônio" se coloca como uma oportunidade de encontro e troca de experiências entre os conselheiros e profissionais envolvidos com a causa do patrimônio em Minas Gerais.

Este fórum é parte de um projeto inovador, que teve como primeira etapa a capacitação em metodologia em Educação Patrimonial realizada no Serro, onde educadores e conselheiros participaram de oficinas com o objetivo principal de construir coletivamente uma proposta de trabalho de Educação Patrimonial.

Assim, este Seminário pretende reunir durante um fim de semana, na capital do Estado, membros dos conselhos municipais do patrimônio de todas as regiões de mineiras. Contando também com a participação de profissionais e estudantes das áreas ligadas ao patrimônio o Seminário constitui-se num programa de capacitação que envolverá sempre dois momentos: trabalho informativo, por meio de palestras, e trabalho formativo, através de oficinas, onde os participantes se agruparão por interesses específicos.

Público Alvo:
Conselheiros, políticos, professores, profissionais, representantes de instituições e estudantes de pós-graduação, provenientes de todo o Estado de Minas Gerais.

Organização:
Coordenação Geral:- Prof. Dr. Leonardo Barci Castriota (MACPS/UFMG)
Secretária Executiva:- Arlete Soares Oliveira
Comissão de Organização:- Áurea Dreyfus (IEDS)- Carlos Henrique Rangel (IEPHA)- Cláudia Tereza Pereira Pires(IAB-MG)- Eduardo Fajardo Soares (LAP/MACPS)- Guilherme Maciel Araújo (MACPS/UFMG)- Profª. Drª. Marieta Cardoso Maciel (LAP/MACPS)- Paulo Henrique Alonso (LAP/MACPS)- Vilmar Pereira de Sousa (IEDS/MACPS)- Zara Simões (Prefeitura Municipal - Serro)

Local de Realização: Escola de Arquitetura da UFMG - Rua Paraíba 697, Funcionários, Belo Horizonte/MG
Data de Realização: 13 e 14 de dezembro de 2008
Número de Vagas: 200 vagas gratuitas, por ordem de inscrição
Certificado:
Os participantes receberão certificado de participação em evento de capacitação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Instituto de Estudos de Desenvolvimento Sustentável (IEDS).
Inscrições:
Pelo e-mail contatomestres@gmail.com, informando seu nome completo, instituição, município, e-mail e telefone para contato, até o dia 10 de dezembro.
Mais informações: (31) 3409-8820

Nenhum comentário:

 


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.