domingo, 13 de julho de 2008

Expositores (comunicações) do I SEMINÁRIO VISÕES DO PATRIMÔNIO CULTURAL: bens edificados em debate

Alexandre Mascarenhas
Graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Metodistas Integradas Izabela Hendrix (1991); Especialista em Conservação de Estruturas de Terra pelo Instituto Nacional de Cultura do Peru (1999); Especialista em Conservação de Estuque pelo Centro Europeu de Veneza para os Ofícios da Conservação (2001); Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2005). Atualmente é professor efetivo do Curso Superior de Conservação e Restauração de bens imóveis do CEFET em Ouro Preto e do Curso de Qualificação para Oficiais da Construção Civil da Fundação de Arte de Ouro Preto/FAOP onde leciona as disciplinas “Argamassas e ornatos”, ”Arquitetura Brasileira” e “Teoria da Pintura”. Recentemente publicou o Manual de Conservação de Ornatos pelo projeto Monumenta do Ministério da Cultura. Possui experiência em projetos de restauração em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, além de ministrar cursos e workshops nessa área.

Andrea Lanna
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/PUC-MG (1998) e pós-graduação em Urbanismo pela Fundação Mineira de Educação e Cultura/FUMEC (2004). Trabalhou em escritório de Arquitetura entre 1998 e 2006; na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (2005/2006) e no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais/CREA-MG entre novembro de 2006 e março de 2008. Atualmente é técnica do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando na Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais. Ingressou em março de 2008 no curso de pós-graduação Revitalização Urbana e Arquitetônica da UFMG.

ARO Arquitetos Associados
A empresa é especializada na prestação de serviços na área de preservação de patrimônio cultural e atua desde 2001. Além de desenvolver projetos diversos nas áreas de restauração, requalificação urbana, arquitetura, paisagismo e complementares, a empresa atua na prestação de consultoria para a implementação de políticas municipais de proteção ao patrimônio cultural e no desenvolvimento de pesquisas, elaborando dossiês destinados ao tombamento de bens culturais móveis e imóveis, laudos de estado de conservação de bens culturais tombados, planos de inventário e inventários de bens culturais materiais (móveis e imóveis) e imateriais, entre outros.

Cristiane Maria Magalhães
Historiadora, Mestre em História Social da Cultura pelo Departamento de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG (2006). Possui experiência em docência nos ensinos fundamental e superior e atualmente leciona no Centro Pedagógico da UFMG. Participou de projetos de pesquisa, com ênfase em história oral e fotografias; possui publicações de capítulos de livros e diversos artigos em jornais e revista acadêmica; é pesquisadora na área de Patrimônio Cultural com experiência em elaboração de Inventários e Dossiês de Tombamento.

Estilo Nacional
A empresa atua na área de Patrimônio Cultural desde 2005 prestando assessoria e suporte na implantação e desenvolvimento da Política de Proteção ao Patrimônio Cultural de municípios mineiros. Elaboram: projetos de Educação Patrimonial, Planos de Inventário, Inventários de Proteção ao Acervo Cultural, Dossiês de Tombamento de Bens Móveis, Imóveis, Conjuntos Paisagísticos e Núcleos Históricos, Registros de Bens Imateriais, Laudos Técnicos de Estado de Conservação de Bens Móveis e Imóveis e de Conjuntos Paisagísticos e Núcleos Históricos. Atua também na elaboração de projetos para a captação de recursos através das Leis de Incentivo à Cultura e também na aprovação junto à Caixa Econômica Federal através de serviços como elaboração de planilhas orçamentárias, de projetos arquitetônicos e de laudos técnicos de estado de conservação.

Fabiana de Castro Oliveira
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG e especialização em História da Cultura e da Arte pela mesma instituição. Atualmente cursa Especialização em Gestão Cultural, Parceria UNA e Fundação Clovis Salgado e é aluna especial do Programa de Pós-graduação Interunidades em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo.

Guilherme Maciel Araújo
Arquiteto e urbanista, com especialização em Revitalização Urbana e Arquitetônica pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG (2005) e especialização em Planejamento Ambiental Urbano pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/PUC-MG (2006). Atualmente aluno do curso de Mestrado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da UFMG. Possui experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em planejamento urbano e preservação do patrimônio cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: inventários e planos de inventário de patrimônio cultural, dossiês de tombamento, planos diretores participativos e legislação urbanística e ambiental.

Karol Guimarães
Graduada em História pelo Centro Universitário Newton Paiva (2001); especialista em História da Cultura e da Arte pela UFMG (2003). Atualmente é técnica do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, na área de História, atuando na Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais.

Luciana Rocha Féres
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (1995), especialização em Revitalização Urbana e Arquitetônica pela Escola de arquitetura da UFMG (1998) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de arquitetura da UFMG (2002). Foi coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e atualmente é professora da área de Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo na mesma instituição. Atua na área de preservação ambiental urbana.

Memória Arquitetura
O grupo Memória Arquitetura atua desde 2002 em projetos que envolvem cultura e preservação, com experiência em inventários urbanos; diagnósticos e análises arquitetônicas; projetos de restauração e revitalização; promoção de oficinas de conscientização e educação patrimonial; assessoria na elaboração de legislações urbanas municipais, códigos de obra e planos diretores; além de consultoria jurídica a Conselhos Municipais de Preservação do Patrimônio. A equipe é formada por quatro arquitetos urbanistas e conta ainda com o auxílio de profissionais pertencentes a diferentes campos do conhecimento – Arquitetura, História, Sociologia, Geografia, Ciências Biológicas, Arqueologia, Engenharia, Turismo, Jornalismo, Direito, entre outros.

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns pelo Blog...A Estilo Nacional é nossa parceira em Consultoria e Assessoria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura/Divisão de Cultura e do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Teófilo Otoni...Temos fotos dos nossos Bens Culturais tombados e inventariados...se quiser podemos enviar-lhe para divulgação.

Atenciosamente,

Alexandre Marques - Sociólogo
Chefe de Patrimônio Histórico e Cultural da Prefeitura de Teófilo Otoni
Vice-Presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Teófilo Otoni

 


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.