segunda-feira, 30 de junho de 2008

Linhas de Discussão do I SEMINÁRIO VISÕES DO PATRIMÔNIO CULTURAL: bens edificados em debate

O Seminário será composto por três mesas redondas nas quais os expositores apresentarão temáticas que, ao fim de cada mesa, permitam discutir:

Ruína/Restauro: debate o bem arquitetônico como um resquício – sua possibilidade de restauração ou degradação. Mediante a ação inequívoca do tempo, o que fazer? Como os profissionais da arquitetura e história se posicionam quanto aos processos de degradação ou recuperação das edificações? O patrimônio urbano como um todo: a cidade em transformação – como mantê-la testemunho da memória frente aos agentes externos existentes?

Memória/Esquecimento: quais bens arquitetônicos devem ser preservados; quais devem ser lembrados e quais devem ser esquecidos? A partir de que critérios arquitetos e historiadores realizam essas escolhas? Quais são os condicionantes que permitem a permanência ou o desaparecimento de um edifício no tecido urbano da cidade? Qual o papel das memórias individuais ou coletivas no processo de lembrança e esquecimento das referências arquitetônicas? O patrimônio edificado pode subsistir por si mesmo ou necessita de algum amparo ou proteção legal?

Identidade Cultural/ Diversidade Cultural: os bens arquitetônicos atribuem identidades? Como a diversidade cultural se manifesta por meio das edificações? Os profissionais estão aptos a perceber as congruências e incongruências da cidade? Como a temporalidade agrupa ou re-significa os valores dos edifícios?

Assim, as linhas de discussão trabalham as relações entre a espacialidade e a temporalidade do patrimônio edificado.

Nenhum comentário:

 


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.