sexta-feira, 13 de junho de 2008

Local do I SEMINÁRIO VISÕES DO PATRIMÔNIO CULTURAL: bens edificados em debate

O I Seminário Visões do Patrimônio Cultural ocorrerá na Casa do Baile, um importante bem edificado para a história da arquitetura brasileira. Projeto de Oscar Niemeyer (e paisagismo de Roberto Burle Marx), a Casa do Baile emerge como um componente do Conjunto da Pampulha, importante referência para a arquitetura moderna. Seu endereço é Avenida Otacílio Negrão de Lima, 751, Pampulha. Fone: 3277-7443.

CASA DO BAILE MANTÉM O SEU GLAMOUR
A arte está presente em toda a cidade, em especial na orla da Lagoa da Pampulha, que abriga, entre outros endereços famosos, a Casa do Baile. Idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurado em 1943 para ser um espaço de dança popular, o local é referência da moderna arquitetura brasileira e parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha. Na década de 40, freqüentar a Casa do Baile era, antes de mais nada, um símbolo de status da alta sociedade.
Em 1946, o Cassino que funcionava no atual Museu de Arte da Pampulha (MAP) foi fechado devido à proibição do jogo no país. O fato resultou na falta de freqüentadores e levou a Casa do Baile a encerrar suas atividades e a ser utilizada apenas para fins comerciais. Somente em 1986 a Casa do Baile foi reaberta, desta vez como anexo do MAP, permanecendo assim até 1995, quando foi transformada em restaurante dançante.

Situada em uma ilha artificial, ligada por uma pequena ponte de concreto de 11 metros à orla da lagoa, a Casa do Baile chama a atenção pelas formas sinuosas das fachadas que sugerem quase uma continuidade do espelho d'água. Tombado pelo Município por sua importância para a identidade cultural, o espaço foi restaurado pelo próprio Oscar Niemeyer e reaberto em 12 de dezembro de 2002, depois de quase quatro anos fechado e seis meses em obras de restauração.

A Casa do Baile funciona agora como espaço cultural virtual, destinado às temáticas arquitetônicas, urbanísticas e design, coordenada pela Fundação Municipal de Cultura.Com a missão de organizar, documentar e valorizar os espaços simbólicos da cidade e os objetos que se tornaram referência no cotidiano da sociedade, o local recebe exposições temporárias, divulga publicações e desenvolve seminários, encontros e outros eventos culturais. A estrutura abriga um salão de 255 metros quadrados, um auditório com recursos multimídia, salas de apoio administrativo e uma ilha digital com os acervos documentais à disposição de pesquisadores e do público em geral. No último ano, a Casa do Baile recebeu aproximadamente 40 mil visitantes, que prestigiaram a rica vida cultural de Belo Horizonte. O espaço fica aberto ao público de terça-feira a domingo, das 9h às 19h.

Fonte: Diário Oficial do Município - Belo Horizonte Ano XIV - Nº: 3.109 - 11/06/2008

"A Casa do Baile foi concebida como um gesto de boa vontade em relação àqueles que não pertenciam ao círculo da elite brasileira, e cujas necessidades e interesses mão eram atendidos pelas elegantes instituições do exclusivo complexo da Pampulha. E no entanto é aqui, na Casa do Baile, que encontramos Niemeyer no seu aspecto mais lírico e m ais característico. As formas desse edifício ilustram a concepção - inspirada no barroco - que Niemeyer tem da forma arquitetônica como cenário para uma múltipla experiência sensorial, neste caso não apenas visual, mas também culinária e musical. (...)"

FONTE: UNDERWOOD, David. Oscar Niemeyer e o modernismo de formas livres no Brasil. São Paulo: Cosac & Naif, 2002. P. 56.

Nenhum comentário:

 


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.