sexta-feira, 13 de junho de 2008

Objetivos do I SEMINÁRIO VISÕES DO PATRIMÔNIO CULTURAL: bens edificados em debate

O I Seminário Visões do Patrimônio Cultural será um momento para discussão entre diferentes profissionais da área, representantes de comunidades interessadas na preservação dos seus bens culturais e demais público interessado.

Esse Seminário desponta como uma ocasião para que as metodologias sejam comparadas, no intuito de averiguar em que medida elas convergem ou destoam. Dentro de uma perspectiva mais genérica, espera-se apurar as contribuições da Arquitetura, Ciências Sociais, História e Turismo. No entanto as reflexões estarão centradas nas relações espaço e tempo e enfatizarão as metodologias da arquitetura e história.

Esse evento interessa em problematizar acerca da instituição de práticas mais abalizadas de produção de saberes, com a superação de espontaneísmos por metodologias coerentes e teoricamente articuladas.

Discutir distintos posicionamentos quanto às técnicas de pesquisas e aos fundamentos teóricos, por parte de profissionais como arquitetos e historiadores, buscando referências comuns que possam contribuir para o aprimoramento da área de pesquisa sobre o Patrimônio Cultural.
Estabelecer uma análise quanto ao valor dos bens arquitetônicos na conformação de paisagens urbanas e rurais e suas implicações nas identidades coletivas.


Abordar técnicas de pesquisas mais homogêneas para o trabalho com patrimônio cultural, considerando as diferentes apropriações dos bens edificados, por parte dos arquitetos, historiadores e a comunidade em geral.

Divulgar estudos recentes e reflexões de novos pesquisadores que têm se debruçado sobre a temática do patrimônio cultural, com ênfase no estudo dos bens edificados.

Nenhum comentário:

 


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.