sexta-feira, 13 de junho de 2008

Múltiplos Olhares Sobre o Patrimônio Cultural

A arquitetura, como uma área própria de saber, comporta diversas dimensões. Uma delas é a técnica, com suas proposições de intervenção no espaço. A outra se articula a sua condição de manifestação artística, capaz de criar ambientes a partir de convenções estéticas.

As estruturas arquitetônicas se encontram inseridas no fluxo histórico, portanto, dizem algo sobre aquelas sociedades que as criaram. A preservação, a destruição ou a alteração das edificações são resultados de determinadas conjunturas econômicas, culturais ou políticas. Nesse sentido, podemos dizer que um bem arquitetônico constitui em elemento privilegiado para a formação do patrimônio cultural de um grupo, povo ou nação.

Desde já, sugere-se a existência de três perspectivas para a interpretação ou leitura crítica dessas materialidades. Em primeiro lugar haveria uma visão da arquitetura e engenharia, interessadas na análise dos materiais, das técnicas, das soluções e dos componentes das construções. Em segundo lugar teríamos uma interpretação da história da arte e arquitetura, preocupadas quanto ao valor dessas edificações como monumento ou ruína, sejam para expressar tendências artísticas coletivas ou demonstrações da criatividade individual. Por fim, teríamos a própria interação entre o(s) morador(es) e a paisagem arquitetônica que o(s) circunda(m), nessa perspectiva o que se valoriza são os sentimentos de pertencimento, reconhecimento e identidade.

Portanto, ao se falar de múltiplos olhares sobre o patrimônio, o que buscamos é realizar um esforço de reflexão sobre essas três possibilidades de apropriação dos bens edificados. A arquitetura tradicional, no sentido largo do termo, tem recebido nos últimos anos atenção de vários estudiosos, desejos de desvendar seus múltiplos significados. O que propomos é a organização de um evento, capaz de intercalar as discussões sobre o patrimônio cultural tendo como eixo privilegiado o debate acerca das diferentes interpretações dos bens edificados.

Nenhum comentário:

 


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.