domingo, 13 de julho de 2008

Coordenadores de mesa do I SEMINÁRIO VISÕES DO PATRIMÔNIO CULTURAL: bens edificados em debate

Altino Barbosa Caldeira
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG (1973) e doutorado pela Universidade de Sheffield (1997), Inglaterra. Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/PUC-MG do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo e da pós-graduação em Geografia/Tratamento da Informação Espacial. É arquiteto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/IPHAN. Conselheiro do Instituto Presbiteriano Mackenzie (São Paulo) e membro do Conselho Curador da Casa do Baile (Pampulha-Belo Horizonte). Sua experiência na área de Arquitetura e Urbanismo tem ênfase em proteção e conservação de sítios históricos. Atua principalmente nos seguintes temas: patrimônio cultural, requalificação de áreas urbanas e mapeamento de bens tombados utilizando a tecnologia digital.

Flávio de Lemos Carsalade
Graduado em Arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais/ UFMG (1979); Especialista em Controle do Ambiente em Arquitetura pela CAPES (1983); Mestre em Arquitetura pela UFMG (1997) e Doutor pela Universidade da Bahia (2007), na área de Patrimônio Cultural. Foi professor do curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Metodista Izabela Hendrix entre 1981 e 1987, onde exerceu a chefia do Departamento de Projeto. É professor do curso de graduação da Escola de Arquitetura da UFMG desde 1982. Coordenou os cursos de pós-graduação lato sensu Gestão do Patrimônio Cultural do Instituto de Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais / IEC-PUC em 2002 e Revitalização Arquitetônica e Urbanística da UFMG em 2003. Foi presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais/IEPHA-MG entre 1999 e 2002. Atualmente é coordenador do Curso de Graduação da Escola de Arquitetura da UFMG. Possui livros e diversos artigos e capítulos publicados

Thaís Velloso Cougo Pimentel
Graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais/ UFMG (1980); Mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas /UNICAMP (1989) e Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo/USP (1998). Atualmente é Professora Adjunta da UFMG e Diretora do Museu Histórico Abílio Barreto. Foi membro do Conselho Curador do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais/IEPHA (2001 a 2003), do Conselho Deliberativo do Patrimônio Municipal de Belo Horizonte (1990 a 1998) e integrante da Comissão Técnica de Avaliação de Projetos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (1990 e 2000). Exerceu o cargo de Presidente da Associação Amigos do Museu Histórico Abílio Barreto entre 1994 e 1999. Possui artigos publicados em livros, revistas e jornais, além da produção de catálogos e exposições.

Nenhum comentário:

 


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.