quarta-feira, 5 de agosto de 2009

FAOP promove Seminário Internacional do Patrimônio Cultural

O século XXI apresenta desafios, novas tendências e paradigmas relacionados à conservação e restauração do patrimônio cultural.

Ciente de sua missão de incentivar e promover atitudes de compromisso e responsabilidade com o patrimônio cultural, a Fundação de Arte de Ouro Preto FAOP, entidade vinculada à Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, realiza pelo terceiro ano consecutivo na cidade de Ouro Preto o Seminário Patrimônio Cultural: Conservação e Restauração no Século XXI. Um dos mais importantes fóruns de discussões sobre a preservação e restauração de bens culturais do país, o evento acontece entre os dias 5 e 9 de outubro.

Será a primeira edição Internacional do Seminário, integrando a programação do Ano da França no Brasil, direcionada especificamente ao diálogo franco-brasileiro.

Pensar, Ensinar e Fazer
Este ano, o 3º Seminário Patrimônio Cultural dá continuidade às discussões realizadas nos anos anteriores, abordando o Pensar, Ensinar e Fazer; aspectos que permeiam a conservação e restauração do patrimônio cultural no século XXI.

O objetivo é fomentar reflexões sobre as teorias e critérios da conservação e restauração; o ensino, a formação profissional e o compartilhamento de experiências, a partir da reunião dos diversos agentes que atuam na área.O evento será composto por mesas redondas onde serão discutidas questões afetas à conservação e à restauração do patrimônio cultural material – bens imóveis, móveis e integrados – mini-cursos com temas que respondam às demandas de conhecimentos sobre técnicas de conservação e restauração de diferentes materiais e linguagens, e ainda duas palestras ministradas por profissionais de relevância nacional e internacional.


Seminário Internacional do Patrimônio Cultural
Local: Ouro Preto - Minas Gerais
Público Alvo: Profissionais, gestores culturais, professores, estudantes e pessoas interessadas nos processos de conservação e restauração do patrimônio cultural material.
Dias: 5 a 9 de outubro de 2009
programação e mais informações: http://www.faop.mg.gov.br/

FONTE: http://www.faop.mg.gov.br/?action=noticias&sec=1&con=324

Nenhum comentário:

 


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.