quinta-feira, 2 de julho de 2009

Lista de Patrimônio Mundial ganha 13 novos sítios

A 33ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, presidida por María Jesús San Segundo, embaixadora e delegada permanente da Espanha junto a UNESCO, inscreveu dois novos sítios naturais e 11 sítios culturais na Lista de Patrimônio Mundial da UNESCO.

Com as novas inclusões e a retirada do Vale do Elba, em Dresden (Alemanha), a relação é composta atualmente por 890 propriedades.

Nesta reunião, encerrada em 30 de Junho, três países foram inscritos pela primeira vez na lista de propriedades com valor universal: Burkina Faso (Ruínas de Loropéni), Cabo Verde (Cidade Velha/Centro Histórico de Ribeira Grande) e Quirguistão (Montanha Sagrada de Sulamain).

Sítios inscritos na Lista do Patrimônio Natural:
Mar de Wadden (Alemanha e Holanda); Dolomitas (Itália).

Sítios inscritos na Lista do Patrimônio Cultural:
Casa Stoclet (Bélgica);Ruínas de Loropéni (Burquina Faso);Cidade Velha, Centro Histórico de Ribeira Grande (Cabo Verde);Sistema Hidráulico Histórico de Shushtar – Pontes, represas, canais, edifícios e engenhos dos tempos antigos até hoje (Irã);Montanha Sagrada de Sulamain (Quirguistão);Cidade Sagrada de Caral-Supe (Peru);Tumbas Reais da Dinastia Joseon (República da Coréia);Torre de Hércules (Espanha);La Chaux-de-Fonds/Le Locle, cidade fabricante de relógios (Suíça);Aqueduto e Canal de Pontcysyllte (Reino Unido);Mount Wutai (China).

Fonte: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=14519&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia

Nenhum comentário:

 


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.