sábado, 23 de maio de 2009

Iepha promove curso de técnicas antigas de construção

Novas tecnologias construtivas surgem a cada ano e substituem antigos modos de fazer, que se tornam ultrapassados e acabam esquecidos. Entretanto, quando se trata da restauração de bens culturais históricos, o conhecimento de técnicas específicas de períodos passados é fator essencial para garantir sua preservação sem que haja descaracterização. A carência de profissionais que possuam domínio do fazer tradicional é uma preocupação constante para proprietários de imóveis históricos e para os órgãos de preservação patrimonial.

Para resolver esse “entrave” na aprovação de projetos de obras de restauração que chegam quase diariamente, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), integrante do Sistema Estadual de Cultura, organizou o “Curso de arquitetura de terra: resgate de técnicas tradicionais de construção”, realizado nos meses de abril e maio. O objetivo é capacitar arquitetos, engenheiros, mestres de obra e operários da construção civil para o cuidado específico com imóveis históricos.

Pitangui foi o município escolhido para a realização desta primeira edição do curso - outros municípios também devem receber o treinamento em breve. O curso acontece em duas fases, de três dias cada. A primeira aconteceu entre 24 e 26 de abril e incluiu, além da iniciação teórica sobre a importância da preservação de bens culturais, o ensino das técnicas da taipa, pilão, adobe e pau-a-pique. Os participantes também “meteram a mão na massa”, utilizando a última técnica para fazer a restauração real de uma edificação que sofreu danos com o impacto de um automóvel. Entre 15 e 17 de maio, segunda fase, os alunos restauraram outro imóvel, usando adobes e argamassas em cal, tecnicamente adequadas para construções em terra. As aulas foram ministradas pelo arquiteto Raimundo Rodrigues, consultor licenciado pela Unesco e pelo Programa Monumenta. Os participantes do curso receberão certificado emitido pelo Iepha, e farão parte de um cadastro especial de profissionais capacitados para a restauração estrutural de imóveis históricos.


mais informações: http://www.iepha.mg.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=648&Itemid=156

Nenhum comentário:

 


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.