segunda-feira, 27 de abril de 2009

Inaugurada a Oficina Escola de Restauro de Mobiliário Moderno

Na quinta-feira, 23 de abril, a primeira-dama da República, Marisa Letícia Lula da Silva, inaugurou, no Espaço Cultural Renato Russo, a Oficina Escola de Restauro de Mobiliário Moderno. Presentes ao encontro, Silvestre Gorgulho, Secretário de Cultura do DF, Arnaldo Danemberg, idealizador e parceiro do projeto, Fernando Portela, do Instituto Cultural Cidade Viva, também parceiro do projeto, e Guilherme Cabral Júnior, da superintendência do Iphan no Distrito Federal.
A oficina tem como objetivo promover a inclusão social de jovens com idade entre 15 e 18 anos, selecionados entre alunos do Centro de Ensino Fundamental 01 do Paranoá – DF. A criação do curso deu-se também pela necessidade de preservação de móveis produzidos para Brasília, nas décadas de 50 a 70, por importantes designers brasileiros, como Sérgio Rodrigues, Joaquim Tenreiro e Jorge Zalszupin.
Com aulas ministradas pelo professor Marco Aurélio Tavares, servidor do Iphan, o curso tem duração de seis meses e formará como auxiliares em restauração de mobiliário cerca de 30 adolescentes. As aulas acontecem no Espaço Cultural Renato Russo.
Na abertura do evento, Arnaldo Danemberg disse que “conservar é manter viva a memória de um país, de um povo”. Aos jovens aprendizes, o idealizador do projeto falou que os alunos se formarão fazendo parte da história do Palácio do Alvorada, em alusão aos móveis que serão restaurados na prova final do curso, que adornam o quarto do Presidente da República, no Palácio da Alvorada em Brasília.
Fonte: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=14410&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia

Nenhum comentário:

 


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.