terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

NOTÍCIA: Documentos históricos são recuperados

A Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais, em parceria com o Arquivo Público Mineiro (APM), superintendência da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais realizaram, no dia 17 de dezembro, solenidade de reintegração de posse de acervos documentais. Estes documentos, que estavam em poder de terceiros, são frutos de uma ação de recuperação de acervos documentais de diferentes períodos históricos, que seriam leiloados no ano de 2006.

"É importante ressaltar que a venda de documentos é algo semelhante à venda de imagens sacras das Igrejas mineiras. Seu combate e punição devem ser divulgados como forma pedagógica para inibir novas ações", diz Renato Venâncio, superintendente do APM - acrescentando ainda: "A maior parte dos documentos resgatados diz respeito à cidade de Mariana dos séculos XVIII e XIX. A importância desse acervo é imensa. Cabe lembrar que, até a década de 1830, o território municipal de Mariana cobria quase toda Zona da Mata. Dessa forma, a recuperação desses documentos é também o resgate da memória de inúmeras outras localidades: Ponte Nova, Piranga, Viçosa, Ubá, Muriaé etc."

O APM foi responsável pelo trabalho técnico de certificação de autenticidade, rastreamento da instituição de origem, higienização, pequenos reparos dos documentos danificados, descrição e microfilmagem do acervo. Os documentos recuperados foram devolvidos para a Arquidiocese de Mariana, Câmara Municipal de Mariana, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e para o próprio APM.
fonte: http://www.adtv.org.br/Cmi/Pagina.aspx?8266

Nenhum comentário:

 


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.