terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Mercado Público de Porto Alegre planeja ações para 2009

Inaugurado em 1869, o Mercado Público de Porto Alegre, patrimônio histórico da capital gaúcha, está em permanente processo de evolução. No ano passado, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) iniciou o atendimento a 20 comerciantes com o objetivo de construir um projeto para proporcionar aumento da competitividade e fortalecimento das micro e pequenas empresas do centro de compras por meio da cooperação dos empresários e da profissionalização da gestão. O resultado prevê melhora da infraestrutura e qualificação dos produtos. O projeto conta com apoio da Associação do Comércio do Mercado Público Central de Porto Alegre (Ascomepc).

Conforme a técnica do Sebrae/RS, Andréia Diel, a partir da união dos permissionários, foi realizada no ano passado uma série de ações que resultaram em melhorias para os empreendimentos. “O grupo, por exemplo, iniciou a implantação do uso de crachás para acesso às áreas restritas do espaço. Também conseguiram a liberação, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), do estacionamento do Largo Glênio Peres, em frente ao prédio, no sábado, a partir das 8h, e um espaço para que os seus colaboradores possam descansar durante o intervalo de almoço”, destaca. Conforme Diel, uma série de ações já está definida para 2009 com um grande desafio: implantar o Programa de Alimentação Segura (PAS). As ações de capacitação em gestão e atendimento serão realizadas a partir de março. Além disso, serão realizadas ações para comemorar os 140 anos do Mercado Público.

Para o presidente da Associação do Comércio do Mercado Público Central de Porto Alegre (Ascomepc), Fortunato Garcia, é a primeira vez que o mercado é pensado como um todo. “Estou há 30 anos no local e, agora, vejo a oportunidade para qualificar a mão-de-obra. O mercado está sendo tratado como um todo, não separado por segmento”, analisa. Segundo o presidente, ao longo de 2008, foram realizadas reuniões com os lojistas, a fim de qualificar e nivelar o conhecimento do grupo.“Este ano começamos, na prática, a pontuar o que foi diagnosticado, pois há uma tendência de as pessoas procurarem um atendimento diferenciado. Além disso, estamos qualificando os permissionários e os fornecedores. Estamos dando um salto de qualidade”, garante.

O Mercado Público Central abriga o mais tradicional comércio de abastecimento da cidade. Tombado como bem cultural, tornou-se ícone de compras de Porto Alegre, possuindo hoje 104 estabelecimentos como açougues, peixarias, restaurantes (cozinha macrobiótica, japonesa, portuguesa, carnes variadas e buffet), lancherias, pastelaria, padarias, fruteiras, cafeteria, barbearia, livraria, bombonière, serviço de cópias, lotéricas, bancas de revistas e jornais, flora e artigos para umbanda, e lojas com alimentos para animais, sementes, mudas de plantas, artesanato regional, peixes ornamentais e produtos para aquários.

Fonte: http://www.panoramabrasil.com.br/Noticia.aspx?idNot=272286

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