domingo, 9 de novembro de 2008

HISTÓRIA: O Mercado de Santa Tereza - Belo Horizonte

No início do século passado, o espaço onde hoje está situado o Mercado de Santa Tereza era ocupado por um hospital especializado no tratamento de pacientes com tuberculose, doença respiratória considerada incurável na época. Graças a este fato, o bairro era conhecido, então, como a região do Isolado.

O nome de Santa Tereza foi dado ao bairro somente em 1928. Localizado no Leste de Belo Horizonte, a região teve ocupação inicial originária de imigrantes, em sua maioria italianos. Isso ocorreu devido à localização no bairro do Centro de Imigração da Capital, responsável à época por acolher esses imigrantes e legalizar sua situação no Brasil.

Onde hoje se localiza a Praça Duque de Caxias, existiu a sede do Quartel do 5º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais. Outras construções públicas, muito conhecidas à época, eram a Hospedaria dos Imigrantes e a ponte do Cardoso.

O Mercado Distrital de Santa Tereza foi inaugurado em 1974, com 99 boxes, distribuídos em 6 mil metros quadrados. O local viveu anos de fartura até o final dos anos 80. Os moradores encontravam no local frutas, verduras, legumes de qualidade, além de outros produtos de alimentação, como doces e biscoitos.

A expansão das redes de supermercados e dos sacolões, responsáveis pela venda dos mesmos produtos com preços mais baixos, em um período de elevada inflação, teve papel decisivo no esvaziamento dos mercados distritais.

fonte: http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=mercadosantatereza&tax=14984&lang=pt_BR&pg=6601&taxp=0&

Nenhum comentário:

 


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.