segunda-feira, 27 de outubro de 2008

NOTÍCIA: Asunción é eleita Capital Americana da Cultura 2009

A cidade de Asunción (Paraguai) foi eleita pelo Bureau Internacional de Capitais Culturais como Capital Americana da Cultura 2009. A partir do dia 1 de janeiro, a capital sucederá Brasília como referencia cultural das Américas. A informação foi anunciada por Xavier Tudela, presidente do Bureau, que tem a sua sede em Barcelona.

A iniciativa trará ao Paraguai uma promoção destacada nos meios de comunicação internacionais, que será levada a cabo pela Organização Capital Americana da Cultura. O canal oficial de TV da Capital Americana da Cultura, Antena 3 Internacional, fará a promoção da capitalidade cultural paraguaia, na sua programação, durante o ano de 2009.

Asunción tem uma população de 515.000 habitantes, o que representa aproximadamente 10% do total da população paraguaia. Na sua área metropolitana vivem 1.600.000 pessoas. A cidade também é sede dos três poderes do Estado, sendo o principal porto fluvial e o centro cultural do país.

Apesar de algumas variações com o transcorrer do tempo desde a sua fundação até hoje, Asunción é o centro da atividade nacional do Paraguai. A partir da capital são emitidos as principais resoluções e projetos dos poderes do Estado, onde estão centralizados os bancos, as entidades econômicas, culturais, diplomáticas, sociais, sindicais e industriais do país.

A iniciativa, criada em 1998, tem como objetivo promover a integração Interamericana desde o âmbito cultural, contribuir para um melhor conhecimento entre os povos do continente americano, respeitando sua diversidade nacional e regional e destacando o seu patrimônio cultural.

A Organização Capital Americana da Cultura é membro do Bureau Internacional de Capitais Culturais e promove internacionalmente as cidades capitais culturais, estabelecendo novas pontes de cooperação com a Europa. Até hoje foram designadas como Capital Americana da Cultura as seguintes cidades: Mérida (México) 2000; Iquique (Chile) 2001; Maceió (Brasil) 2002; Cidade do Panamá (Panamá) e Curitiba (Brasil) 2003; Santiago (Chile) 2004; Guadalajara (México) 2005; Córdoba (Argentina) 2006, Cusco (Perú) 2007; Brasília 2008 (Brasil), e Asunción (Paraguai).

Fonte: http://www.culturaemercado.com.br/post/asuncion-e-eleita-capital-americana-da-cultura-2009/

Nenhum comentário:

 


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.