sexta-feira, 11 de junho de 2010

Patrimônios Mundiais Brasileiros

Até o dia 31 de junho será realizada a campanha "Patrimônio. É seu. É do Brasil. É de todo o mundo", idealizada pelo Ministério da Cultura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O trabalho se desenvolve um mês antes do início da 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, instância intergovernamental vinculada à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que se reunirá este ano em Brasília, de 25 de julho a 3 de agosto.

O objetivo da campanha é atrair a atenção de todos os brasileiros para a importância e o valor dos bens naturais e culturais do País que receberam a chancela de Patrimônio Mundial por parte da Unesco.

São 17 patrimônios brasileiros, além de dois itens da cultura imaterial: a arte Kusiwa (técnica de pintura e arte gráfica desenvolvida pela população indígena Wajãpi, do Amapá) e o samba de roda do Recôncavo Baiano, que também foram reconhecidos pela Unesco.
A campanha teve início no dia 6 de deste mês e abrange a veiculação de anúncios sobre os 19 bens nacionais em revistas de temática geral de todo o país e em publicações especializadas. As imagens e os textos relativos a cada uma delas estão disponíveis no site do Iphan.

Dentre os bens naturais e históricos brasileiros reconhecidos como Patrimônio Mundial estão o Parque Nacional do Iguaçu (PR), a Costa do Descobrimento, Bahia e Espírito Santo, o Parque Nacional Serra da Capivara (PI), o Parque Nacional de Fernando de Noronha (PE), o Centro Histórico de São Luís (MA), o Centro Histórico de Salvador (BA), as Ruínas de São Miguel das Missões (RS), o centro histórico de Ouro Preto (MG).

Comitê do Patrimônio Mundial
O Comitê do Patrimônio Mundial congrega representantes de 21 países e será presidido este ano pelo Brasil. Sua 34ª sessão acontecerá no Centro de Convenções do Royal Tulip Brasília Alvorada Hotel, na capital federal, entre 25 de julho e 3 de agosto. Na ocasião, mais de 180 delegações nacionais vão discutir as novas candidaturas e o estado de conservação e de risco dos bens já registrados na lista do Patrimônio Mundial.

O encontro é presidido pelo ministro da Cultura do Brasil, Juca Ferreira. A promoção do evento é da Unesco, com o apoio da Casa Civil da Presidência da República, dos Ministérios das Relações Exteriores, Meio Ambiente, Turismo, do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Veja a campanha.
Conheça os 19 patrimônios brasileiros mundiais.
Saiba mais sobre o Comitê do Patrimônio Mundial.

Informações: (61) 2024-6187/3326-6864/2024-6194/3226-8907, na Ascom do Iphan/MinC; no site do Iphan/MinC: www.iphan.gov.br; ou acompanhe pelo twitter do Iphan/MinC: twitter.com/IphanGovBr.
(Glaucia Ribeiro Lira, Comunicação Social/MinC)


fonte: http://www.cultura.gov.br/site/2010/06/10/patrimonios-mundiais-brasileiros/

Nenhum comentário:

 


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.