segunda-feira, 21 de setembro de 2009

VI SEMINÁRIO NACIONAL DO CENTRO DE MEMÓRIA "Memória e Patrimônio"- SP

A questão do patrimônio cultural e da memória social, envolvendo bens de natureza material e imaterial, vem ganhando destaque nos debates acadêmicos nas últimas décadas no Brasil. Profissionais ligados a disciplinas diversas do campo das humanidades têm se dedicado a pesquisas e reflexões sobre essa temática, revelando a sua complexidade e, ao mesmo tempo, fornecendo elementos balizadores para a definição e redefinição de políticas públicas no campo da cultura.

Contribuições advindas especialmente da Sociologia, da Antropologia e da História Cultural possibilitaram a compreensão ampliada desse objeto. De um modo geral, patrimônio e memória são atualmente identificados como construções sócio-históricas que envolvem múltiplos sujeitos, o que implica reconhecer que seus sentidos e significados são diversos e se constroem em contextos marcados por tensões, disputas, conflitos e negociações. Desse modo, essa nova acepção de bens patrimoniais se reflete na formulação de políticas culturais.

Visando contribuir para o aprofundamento dessas reflexões, o Centro de Memória-Unicamp está organizando o seu VI Seminário, reunindo trabalhos de pesquisadores de vários campos disciplinares que abordam, sob diferentes pontos de vista, temas que se relacionam com essa problemática.

Dias: 14, 15 e 16 de Outubro de 2009
Local: Centro de Memória-Unicamp - Campinas / SP
Mais informações (inscrições, programação): http://www.cmu.unicamp.br/viseminario/

Nenhum comentário:

 


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.