Paris, 8/6/2009 – A lista de Patrimônio Mundial da UNESCO, formada por 878 localidades de todos os continentes, poderá ganhar 30 novos sítios até o final deste mês. A decisão será tomada de 22 a 30 de junho, em Sevilha, na Espanha, durante a 33ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial. Uma das localidades candidatas é brasileira: o Caminho do Ouro e sua Paisagem, em Paraty.
Ao todo, 35 Estados Partes da Convenção do Patrimônio Mundial apresentaram, ao Comitê, locais que poderão integrar a Lista de Patrimônio Mundial da UNESCO. Das 30 localidades candidatas, 23 são culturais, quatro naturais e três mistas. Quatro das indicações são transnacionais e sete propostas tratam da extensão de patrimônios já existentes.
O Comitê também revisará o estado de conservação dos 30 locais inscritos na Lista de Patrimônio Mundial em Perigo e poderá adicionar novos sítios ao grupo composto por localidades que requerem atenção especial. A lista enumera lugares ameaçados por problemas como poluição, desenvolvimento urbano, má gestão de turismo de massa, guerras, desastres naturais e outros fatores que exerçam forte impacto negativo sobre os valores que os credenciaram ao título de Patrimônio Mundial. Uma das localidades em perigo, a paisagem cultural do Vale do Elba, em Dresden, na Alemanha, será alvo de análise específica. O Comitê decidirá se removerá ou não o sítio da Lista de Patrimônio Mundial devido à construção de uma ponte no centro de sua paisagem.
A Lista de Patrimônio Mundial é formada atualmente por 878 localidades de "grande valor universal" em 145 Estados-membros. Do total, 679 são culturais, 174 naturais e 25 mistos.
Mais informações: http://www.brasilia.unesco.org/noticias/releases/patrimonio-mundial-pode-ganhar-30-novos-sitios
terça-feira, 9 de junho de 2009
Patrimônio Mundial pode ganhar 30 novos sítios
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário