segunda-feira, 4 de maio de 2009

Rio lança candidatura a Patrimônio Mundial da Unesco

O governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes, o presidente do Iphan, Luís Fernando Almeida, e o ministro da Cultura, Juca Ferreira, oficializaram na manhã desta segunda-feira o lançamento da candidatura do Rio a Patrimônio da Humanidade, na categoria paisagem cultural. Também estiveram presentes ao evento, no Palácio da Cidade, o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho, e a coordenadora de Cultura da Unesco, Jurema Machado. As autoridades assistiram a um vídeo sobre o Rio de Janeiro e foram apresentadas à logomarca da campanha.
De acordo com o Ministério da Cultura, desde 2001, o Brasil tenta obter na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) o reconhecimento do Rio como Patrimônio Natural e Cultural da Humanidade. O novo dossiê que será encaminhado à Unesco neste ano lista alguns dos cartões postais mais famosos da cidade, como a Floresta da Tijuca, o Jardim Botânico, o Morro da Urca, a Lagoa Rodrigo de Freitas, e a orla da praia de Copacabana.
A proposta reúne bens e sítios protegidos pelos órgãos de preservação do patrimônio cultural sob gestão federal, estadual e municipal. A expectativa é que a Unesco anuncie a decisão sobre a candidatura do Rio em julho de 2010, em uma reunião internacional da entidade que ocorrerá em Brasília, por ocasião dos 50 anos da capital do país.
Brasília, Ouro Preto, em Minas Gerais, e Olinda, em Pernambuco, são algumas das cidades brasileiras já consideradas patrimônios mundiais. De acordo com o Iphan, entre as vantagens trazidas às cidades pelo título estão o aumento no número de turistas e o crescimento dos investimentos no setor.


FONTE: http://oglobo.globo.com/rio/mat/2009/05/04/rio-lanca-candidatura-patrimonio-mundial-da-unesco-755678447.asp

Nenhum comentário:

 


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.