sexta-feira, 1 de maio de 2009

Monumenta lança Coleção Artes & Ofícios

Para preservar e transmitir as técnicas de restauro utilizadas por mestres e artífices que foi criada a coleção Artes & Ofícios, a coleção conta com recursos do Programa Monumenta/Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do Ministério da Cultura, e parceria da Secretaria Municipal de Cultura, por intermédio da Subsecretaria de Patrimônio Cultural, da Velatura Restaurações, da Opera Prima Arquitetura e Restauro e da Fundação Roberto Marinho. A coleção editada pela In-Fólio Produção Editorial, conta ainda com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Como resultado da iniciativa, três livros: Alvenarias e Argamassas, de Nelson Pôrto, com colaboração de Viviane Souza Valle Cardoso e Antônio Carlos Corrêa e organizado por Wallace Caldas; Ornatos em Madeira, de Daniela Sergipense, Leila Santos e Márcia Braga, com colaboração de Alexandre Mascarenhas e organizado por Cristina Lodi; e Metais, organizado por Felipe Reigada, Laura Di Blasi e Leyla Mariath, que conta com artigos de 16 profissionais especializados no tema. Cada título tem tiragem de mil exemplares e parte dela será distribuída entre instituições de ensino e de proteção ao patrimônio histórico.

Os três títulos lançados em março complementam a coleção Artes & Ofícios, que já tem outros dois livros publicados: Ornatos, de autoria de Alexandre Mascarenhas, e Pinturas Murais, de Wallace Caldas.

Os livros são voltados para restauradores e também para iniciantes. De fácil leitura, os textos são complementados por diversos exemplos, dicas e glossário. Em todos os títulos é possível perceber a preocupação com os principais preceitos e diretrizes nacionais e internacionais que orientam as práticas de restauração de bens culturais.

MONUMENTA: O Programa Monumenta é um projeto do IPHAN e Ministério da Cultura, que conta com investimentos do próprio Ministério e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e apoio da Unesco. Seu objetivo é promover a recuperação e a preservação do patrimônio histórico brasileiros, associado ao desenvolvimento econômico e social, em cidades históricas protegidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Além de ações voltadas para a restauração dos bens tombados, o programa também contempla atividades de capacitação de mão de obra especializada em restauro, como é o caso da coleção Artes & Ofícios.

fonte: http://www.monumenta.gov.br/site/?p=3071

Nenhum comentário:

 


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.